Mercado imobiliário aquecido: entenda o passo a passo para aproveitar oportunidades
Veja os 5 passos para uma boa compra.
Seja para concretizar o sonho da casa própria ou apenas aproveitar oportunidades de investimento, o fato é que existe uma série de vantagens para quem pensa em adquirir um imóvel em 2021, o mercado imobiliário está realmente aquecido! Mas alguns pontos importantes devem ser observados e vamos sugerir aqui um passo a passo para você que quer adquirir um imóvel, mas ainda não conseguiu fazer um bom planejamento.
Primeiro passo: entender a sua vida financeira
Infelizmente não estudamos educação financeira na escola, não é mesmo? Mas colocando os gastos na ponta do lápis vai entender melhor seu perfil de consumo e o que caberá dentro do seu orçamento familiar para, assim, realmente conseguir fechar um bom negócio.
O gerente Comercial da Terral Incorporadora, Viktor Bandeira, lembra que para estruturar este planejamento de maneira assertiva também é importante responder algumas perguntas como:
- Por que estou querendo adquirir um imóvel?
- Qual tamanho ideal?
- O que seria importante ter nesse imóvel?
- Pode ser um imóvel usado?
E, é claro, o quanto você pode investir? O primeiro passo é entender o seu momento de vida de forma realista, completa Viktor Bandeira da Terral Incorporadora.
Para saber mais leia nosso artigo COMO SE PLANEJAR FINANCEIRAMENTE PARA COMPRAR UM IMÓVEL?
Segundo passo: compreender melhor o mercado e as facilidades
O mercado imobiliário foi um dos poucos que não sofreu com os impactos causados pela pandemia da Covid-19, a demanda até aumentou em muitas cidades brasileiras. Inclusive a compra da casa própria passa por um dos melhores momentos da história no Brasil, de acordo com a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip). Segundo a instituição, os financiamentos imobiliários aumentaram 49% entre janeiro e outubro, na comparação com o mesmo período de 2019.
Mercado imobiliário aquecido
De fato, as pessoas passaram a repensar o estilo de vida e no modelo de casa em que gostariam de morar após a necessidade de isolamento social e flexibilização do trabalho com o home office. Alguns passaram a buscar apartamentos maiores ou casas mais afastadas, já outros optaram por uma segunda residência e procuraram apartamentos menores.
Mas em meio a toda essa movimentação que manteve o marcado imobiliário aquecido, houve também uma série de incentivos como redução dos juros e a criação de novas linhas de créditos imobiliários, o que confirma o excelente momento para adquirir um imóvel.
A queda histórica da taxa básica de juros, a Selic, que estava em 6,5% em agosto de 2019, e chegou a 2% em 2020, facilitou a compra da casa própria com parcelas menores e fez com que o investidor visse no mercado imobiliário uma opção mais rentável e segura.
Não é à toa que o setor teve um crescimento de 13,5% no Brasil, obtendo o melhor resultado desde 2014, segundo informações da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc).
Terceiro passo: Definir como irá adquirir o imóvel
Você já entendeu como anda a sua vida financeira, o que quer comprar e quanto poderia dispor para essa compra? Então agora pode pensar se vai aproveitar a competição entre os bancos para partir para um financiamento imobiliário, se quer entrar, por exemplo, em um consórcio ou ainda se pretende adquirir o imóvel dispondo de uma reserva financeira maior para comprar à vista.
Tendo em vista que as taxas de juros dos contratos de financiamento atualmente são as menores da história, a taxa Selic continua se mantendo em percentuais baixos e que há um grande número de instituições com interesse em oferecer financiamento imobiliário, você pode aproveitar o momento para dar uma entrada menor e financiar o restante ou ainda pode usar o saldo disponível do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).
Analisar tudo isso pode não ser tão simples, não é mesmo? Por isso, é fundamental o acompanhamento de um especialista e a sua curiosidade para extrair o máximo de informações também é muito importante. “Existem perfis de compradores, que diante da diversidade de bancos, modalidades de crédito (Consórcio, Taxa Pré-Fixada, IPCA, Poupança), se veem perdidos para a tomada da melhor decisão.”, explica a supervisora de relacionamento com cliente da Terral Incorporadora e especialista em crédito imobiliário, Juliana Angélica de Oliveira.
“Minha recomendação é sempre buscar o seu banco de relacionamento e entender a melhor proposta que a instituição tem para lhe ofertar, a partir disso, é importante levar essa proposta em outros bancos e comparar, assim será mais assertiva a decisão.”, completa a especialista em crédito imobiliário da Terral Incorporadora.
Juliana explica que hoje alguns bancos flexibilizam, a depender do score do comprador, um comprometimento de renda em até 45%, para a parcela do montante a ser financiado, o que proporciona maior liberação de crédito.
Se quer informações mais detalhadas sobre os financiamentos disponíveis, leia nosso artigo: NOVA LINHA DE FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO TRAZ MAIS UMA OPORTUNIDADE NA AQUISIÇÃO DE IMÓVEIS.
Quarto passo: encontrar o imóvel
Para que você não fique perdido, gaste muito tempo ou perca oportunidades, é fundamental que você já tenha feito os outros passos. Aqui você já sabe como está o mercado, entendeu suas possibilidades financeiras e sabe quais as características quer que esse imóvel tenha. Então aqui vão três dicas simples:
- Estipule uma nota para cada item que deseja encontrar no imóvel. Para você, a localização ideal vale quanto de 0 a 10? E assim, quando for visitar um imóvel pode avaliar item por item, diminuindo o risco de errar na avaliação.
- Aproveite o investimento que as incorporadoras estão fazendo em tecnologias para auxiliar nessa pesquisa e alguns imóveis você pode conhecer sem necessidade de visitas a stands e pontos de vendas!
- Vale lembrar a importância de buscar a credibilidade da Incorporadora/Construtora e que o acompanhamento de profissionais qualificados, consultores de negócios imobiliários faz toda a diferença na busca do imóvel. Com esse apoio a busca fica mais segura e assertiva.
Quinto passo: Fechar o negócio!
Deixe tudo preparado para que, quando chegar esse momento, não haja um empecilho que atrapalhe a assinatura do contrato. Deixe em dia qualquer pendência relativa à sua documentação. Quem tem o nome negativado, por exemplo, precisa, resolver a situação nos Órgãos de Proteção ao Crédito.
Atenção na hora de fechar o negócio!
O mesmo vale para a documentação do imóvel que irá adquirir, para verificar a regularidade do imóvel e a ausência de pendências judiciais, devem ser apresentados, por exemplo:
- Matrícula atualizada;
- Comprovantes de pagamento de impostos e taxas;
- Certidões negativas de débitos tributários municipais, estaduais e federais;
- Certidões negativas de ações cíveis, trabalhistas e tributárias.
“O contrato é o instrumento que garantirá seus deveres e diretos quanto a aquisição, e a leitura deste instrumento precisa ser realizada com cautela e bastante atenção.”, ressalta a especialista em crédito imobiliário da Terral Incorporadora, Juliana Angélica de Oliveira. Itens como as características do produto, prazo de construção, em caso de imóvel na planta, e correções financeiras devem ser analisados de forma criteriosa, completa ela.
Entre em contato com a Terral Incorporadora!
Se você ainda tem alguma dúvida, a assessoria da Terral Incorporadora pode ser fundamental nesse momento. Entre em contato com a gente, vamos te ajudar em todo o processo!